segunda-feira, 12 de setembro de 2016

lista 1610 energia mecânica, trabalho e potência

Energia cinética

1-(PUC) Sabendo que um corredor cibernético de 80 kg, partindo do repouso, realiza a prova de 200 m em 20 s mantendo uma aceleração constante de a = 1,0 m/s², calcule  a energia cinética atingida pelo corredor no final dos 200 m, em joules.

2- Qual a energia cinética de uma partícula de massa 5000g cuja velocidade vale 72km/h?

3- Qual a energia cinética de um caminhão de 20 toneladas á 108 km/h?

4- Um veículo com 800kg de massa está ocupado por duas pessoas, que juntas possuem 140Kg de massa. A energia cinética do conjunto veículo e passageiros é igual a 423KJ. Calcule a velocidade do veículo.

Energia mecânica

1- Um corpo desce por uma rampa de 5m de altura sem atrito a partir do repouso de um ponto A. Calcule a velocidade do corpo ao final da rampa ao passar pelo ponto B onde a altura é nula.



2- Um corpo de 2,0 kg desce por uma rampa de 5m de altura com atrito a partir do repouso de um ponto A. A velocidade do corpo ao final da rampa (altura zero) ao passar pelo ponto B é 8 m/s. Calcule a energia transformada em calor na descida.



3-Em alguns parques de diversão, há um brinquedo radical que funciona como um pêndulo humano. A pessoa, presa por uma corda inextensível amarrada a um ponto fixo acima de sua cabeça, é erguida por um guindaste até uma altura de 20 m. A partir daí, ela é solta fazendo um movimento pendular. Se admitirmos a aceleração da gravidade de 10 m/s² e desprezarmos qualquer tipo de atrito, calcule a velocidade com que a pessoa passará no ponto mais baixo da trajetória, em km/h.



Trabalho e potencia

1- Um veículo de 1200 kg acelera de 0 a 90 km/h em 5 segundos em uma pista plana e retilínea.  Calcule a potencia em CV, desenvolvida pelo motor nesse trecho. (1 CV = 735 Watts)

2- (ITA) Um automóvel de massa m = 500 kg é acelerado uniformemente a partir do repouso até uma velocidade escalar v = 40 m/s  em t1=10 segundos, em uma trajetória retilínea. Despreza-se o efeito do ar. Calcule a potência média desenvolvida pelas forças do motor desse automóvel em CV. (1 CV = 735 Watts)

3- Um carro recentemente lançado pela indústria brasileira tem aproximadamente 1,5 tonelada e pode acelerar, sem derrapagens, do repouso até uma velocidade escalar de 108 km/h, em 10 segundos. (Fonte: Revista Quatro Rodas.)
Despreze as forças dissipativas e adote 1 cavalo-vapor (cv) = 735 W.
 Qual a potência do motor do carro em cv?