1-(PUCCAMP-SP) Um avião, em võo horizontal, está
bombardeando. De uma altura de 8km, um destróier parado. A velocidade do avião
é de 504km/h. De quanto tempo dispõe o destróier para mudar seu curso depois de
uma bomba ter sido lançada?(g=10m/s2)
2-(CEFET-PR) Um menino posicionado na borda de uma piscina atira uma pedra
horizontalmente de uma altura de 1m da superfície da água. A pedra atinge a
água a 3m da borda. Qual a velocidade, em m/s, com que o menino lançou a pedra?
(g=10m/s2)
3-(PUC-RS) Uma bola rolou para fora de uma mesa de 80cm de
altura e avançou horizontalmente, desde o instante em que abandonou a mesa até
o instante em que atingiu o chão, 80cm. Considerando g = 10m/s2, qual a velocidade da bola, ao abandonar a mesa?
4-(UFB) Se, numa competição de tiro, um dos concorrentes
mirar diretamente o centro do alvo. Ele o atingirá? Justifique.
5-(FEI-SP) Em uma competição de tiro, o atirador posiciona
seu rifle na horizontal e faz mira exatamente no centro do alvo. Se a distância
entre o alvo e a saída do cano é de 30m, a velocidade de disparo do rifle é
600m/s, qual a distância do centro do alvo que o projétil atingirá? Considere
g=10m/s2 e despreze a resistência do ar)
6-(ITA-SP) Uma bola é lançada horizontalmente do alto de um
edifício, tocando o solo decorrido aproximadamente 2s. Sendo 2,5m a altura de
cada andar, qual o número de andares do edifício?
7-(PUC-RJ) Em um campeonato recente de vôo de precisão, os
pilotos de avião deveriam “atirar” um saco de areia dentro de um alvo
localizado no solo. Supondo que o avião voe horizontalmente a 500 m de altitude
com uma velocidade de 144 km/h e que o saco é deixado cair do avião, o saco
deve ser lançado quando o avião se encontra a quantos metros do alvo? (Considere a aceleração da gravidade g=10m/s2 e
despreze a resistência do ar)
8-(Uerj-RJ) Um avião, em trajetória retilínea paralela à
superfície horizontal do solo, sobrevoa uma região com velocidade constante
igual a 360 km/h. Três pequenas caixas são largadas, com velocidade inicial
nula, de um compartimento na base do avião, uma a uma, a intervalos regulares
iguais a 1 segundo. Desprezando-se os efeitos do ar no movimento de queda das
caixas, determine as distâncias entre os respectivos pontos de impacto das
caixas no solo.
9-(FUVEST-SP) Uma menina, segurando uma bola de tênis, corre
com velocidade constante, de módulo igual a 10,8 km/h, em trajetória retilínea,
numa quadra plana e horizontal. Num certo instante, a menina, com o braço
esticado horizontalmente ao lado do corpo, sem alterar o seu estado de
movimento, solta a bola, que leva 0,5 s para atingir o solo. Calcule as
distâncias sm e sb percorridas, respectivamente, pela menina e pela
bola, na direção horizontal, entre o instante em que a menina soltou a (t = 0
s) e o instante t = 0,5 s.