sexta-feira, 12 de agosto de 2016

lista 1605 projéteis

1) (CEFET) Uma bola de pingue-pongue rola sobre  uma mesa com velocidade constante de 2m/s. Após sair da mesa, cai, atingindo o chão a uma distância de 0,80m dos pés da mesa. Adote g= 10 m/s, despreze a resistência do ar e determine:
a) a altura da mesa.
b) o tempo gasto para atingir o solo.
2) (STA CASA-SP) Um canhão, em solo plano e horizontal, dispara uma bala, com ângulo de tiro de 30°. A velocidade inicial da bala é 500 m/s. Sendo g = 10 m/s2 o valor da aceleração da gravidade no local, qual a altura máxima da bala em relação ao solo, em km?
3) (PUCC-SP) Calcular o alcance de um projétil lançado por um morteiro com velocidade inicial de 100 m/s, sabendo-se que o ângulo formado entre o morteiro e a horizontal é de 30°. Adotar g = 10 m/s2 .
4) (PUCC-SP) Um avião, em vôo horizontal, está bombardeando de uma altitude de 8000 m um destróier parado. A velocidade do avião é de 504 km/h. De quanto tempo dispõe o destróier para mudar seu curso depois de uma bomba ter sido lançada ? (g = 10 m/s2 ).
5) (UF-BA) De um ônibus que trafega numa estrada reta e horizontal com velocidade constante de 20 m/s desprende-se um parafuso, situado a 0,80 m do solo e que se fixa à pista no local em que a atingiu. Tomando-se como referência uma escala cujo zero coincide com a vertical no instante em que se inicia a queda do parafuso e considerando-se g = 10 m/s2, determine, em m, a que distância este será encontrado sobre a pista.
6) (CESGRANRIO-RJ) Para bombardear um alvo, um avião em vôo horizontal a uma altitude de 2,0 km solta a bomba quando a sua distância horizontal até o alvo é de 4,0 km. Admite-se que a resistência do ar seja desprezível. Para atingir o mesmo alvo, se o avião voasse com a mesma velocidade, mas agora a uma altitude de apenas 0,50 km, ele teria que soltar a bomba a que distância horizontal do alvo? 
7-Um canhão dispara uma bala com velocidade inicial igual a 500m/s (em módulo), a 45° com a horizontal. Desprezando o atrito e considerando g = 10m/s², determine o alcance máximo horizontal da bala.                   
 8- Um projétil é lançado a 100 m/s a 30º com a horizontal. A aceleração da gravidade é g = 10 m/s2. Calcule o tempo para atingir o ponto mais alto da trajetória em s. 
9) Um corpo é lançado horizontalmente do alto de um prédio de 20 m de altura
e atinge o solo a uma distância de 60 medidos na horizontal a partir do ponto
de lançamento. Adotando-se g = g = 10 m/s2, determine o tempo de queda e a
velocidade inicial de lançamento. Desprezando-se a resistência do ar. 
10) Um avião precisa soltar um saco com mantimentos a um grupo de
sobreviventes que está numa balsa. A velocidade horizontal do avião é
constante e igual a 100 m/s com relação à balsa, e sua altitude é 2.000 m. Qual
dos valores abaixo mais se aproxima da distância horizontal que separa o avião dos sobreviventes no instante do lançamento?
a) 0
b) 400 m
c) 1.000 m
d) 1.600 m
e) 2.000 m 
11) Um objeto é lançado obliquamente, do solo, com velocidade de 50 m/s, com
um ângulo de lançamento α, em relação à horizontal. São dados: g = 10 m/s2,
sen α = 0,6 e cos α = 0,8. Desprezando a resistência do ar, determine:
a) O instante em que atinge a altura máxima;
b) A altura máxima;
c) O alcance horizontal.                                  
 12-(PUCC) Duas bolas A e B, sendo a massa de A igual ao dobro da massa de B, são lançadas verticalmente para cima, a partir de um mesmo plano horizontal com velocidades iniciais iguais. Desprezando-se a resistência que o ar pode oferecer, podemos afirmar que:
a) o tempo gasto na subida pela bola A é maior que o gasto pela bola B também na subida;
b) a bola A atinge altura menor que a B;
c) a bola B volta ao ponto de partida num tempo menor que a bola A;
d) as duas bolas atingem a mesma altura;
e) os tempos que as bolas gastam durante as subidas são maiores que os gastos nas descidas. 
13-Uma esfera é lançada verticalmente para cima com uma velocidade inicial de 20 m/s. Sabendo que g = 10 m/s2, calcule a  altura máxima que a bola atinge.                       


lista 1604 lançamentos

1-(PUCCAMP-SP) Um avião, em võo horizontal, está bombardeando. De uma altura de 8km, um destróier parado. A velocidade do avião é de 504km/h. De quanto tempo dispõe o destróier para mudar seu curso depois de uma bomba ter sido lançada?(g=10m/s2)
2-(CEFET-PR) Um menino posicionado na borda de uma piscina atira uma pedra horizontalmente de uma altura de 1m da superfície da água. A pedra atinge a água a 3m da borda. Qual a velocidade, em m/s, com que o menino lançou a pedra? (g=10m/s2)
3-(PUC-RS) Uma bola rolou para fora de uma mesa de 80cm de altura e avançou horizontalmente, desde o instante em que abandonou a mesa até o instante em que atingiu o chão, 80cm. Considerando g = 10m/s2,  qual a velocidade da bola, ao abandonar a mesa?
4-(UFB) Se, numa competição de tiro, um dos concorrentes mirar diretamente o centro do alvo. Ele o atingirá? Justifique.
5-(FEI-SP) Em uma competição de tiro, o atirador posiciona seu rifle na horizontal e faz mira exatamente no centro do alvo. Se a distância entre o alvo e a saída do cano é de 30m, a velocidade de disparo do rifle é 600m/s, qual a distância do centro do alvo que o projétil atingirá? Considere g=10m/s2 e despreze a resistência do ar)
6-(ITA-SP) Uma bola é lançada horizontalmente do alto de um edifício, tocando o solo decorrido aproximadamente 2s. Sendo 2,5m a altura de cada andar, qual o número de andares do edifício?
7-(PUC-RJ) Em um campeonato recente de vôo de precisão, os pilotos de avião deveriam “atirar” um saco de areia dentro de um alvo localizado no solo. Supondo que o avião voe horizontalmente a 500 m de altitude com uma velocidade de 144 km/h e que o saco é deixado cair do avião, o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a quantos metros do alvo?  (Considere a aceleração da gravidade g=10m/s2 e despreze a resistência do ar)
8-(Uerj-RJ) Um avião, em trajetória retilínea paralela à superfície horizontal do solo, sobrevoa uma região com velocidade constante igual a 360 km/h. Três pequenas caixas são largadas, com velocidade inicial nula, de um compartimento na base do avião, uma a uma, a intervalos regulares iguais a 1 segundo. Desprezando-se os efeitos do ar no movimento de queda das caixas, determine as distâncias entre os respectivos pontos de impacto das caixas no solo.

9-(FUVEST-SP) Uma menina, segurando uma bola de tênis, corre com velocidade constante, de módulo igual a 10,8 km/h, em trajetória retilínea, numa quadra plana e horizontal. Num certo instante, a menina, com o braço esticado horizontalmente ao lado do corpo, sem alterar o seu estado de movimento, solta a bola, que leva 0,5 s para atingir o solo. Calcule as distâncias s­m e sb percorridas, respectivamente, pela menina e pela bola, na direção horizontal, entre o instante em que a menina soltou a (t = 0 s) e o instante t = 0,5 s.









lista 1603 espelhos esféricos

1-(Fuvest) A imagem de um objeto forma-se a 40cm de um espelho côncavo com distância focal de 30cm. A imagem formada situa-se sobre o eixo principal do espelho, é real, invertida e tem 3cm de altura.
a) Determine a posição do objeto.
b) Construa o esquema referente à questão representando objeto, imagem, espelho e raios utilizados e indicando as distâncias envolvidas.

2- (Cesgranrio) A vigilância de uma loja utiliza um espelho convexo de modo a poder ter um ampla visão do seu interior. A imagem do interior dessa loja, vista através desse espelho, será:
a) real e situada entre o foco e o centro da curvatura do espelho.
b) real e situada entre o foco e o espelho.
c) real e situada entre o centro e o espelho.
d) virtual e situada entre o foco e o espelho.
e) virtual e situada entre o foco e o centro de curvatura do espelho.



3- (Fei) O espelho retrovisor de uma motocicleta é convexo porque:
a) reduz o tamanho das imagens e aumenta o campo visual
b) aumenta o tamanho das imagens e aumenta o campo visual
c) reduz o tamanho das imagens e diminui o campo visual
d) aumenta o tamanho das imagens e diminui o campo visual
e) mantém o tamanho das imagens e aumenta o campo visual

4- (Ufmg) Um estudante colocou uma caneta a uma distância relativamente grande de uma colher bem polida e observou o tipo de imagem que aparecia na parte interna da colher. A imagem que ele viu, comparada com a caneta, era
a) maior, direta e virtual.
b) maior, invertida e real.
c) menor, invertida e virtual.
d) menor, direta e real.
e) menor, invertida e real.

5- (Unaerp) Um espelho usado por esteticistas permite que o cliente, bem próximo ao espelho, possa ver seu rosto ampliado e observar detalhes da pele. Este espelho é:
a) côncavo.
b) convexo.
c) plano.
d) anatômico.
e) epidérmico.

6-(Faap) A respeito de um espelho convexo, sendo o objeto real, pode-se afirmar que:
a) forma imagens direitas e diminuídas
b) não forma imagens diminuídas
c) suas imagens podem ser projetadas sobre anteparos
d) forma imagens reais
e) suas imagens são mais nítidas que as dadas pelo espelho plano.

7-(Cesgranrio) Um objeto de altura h é colocado perpendicularmente ao eixo principal de um espelho esférico côncavo. Estando o objeto no infinito, a imagem desse objeto será:
a) real, localizada no foco.
b) real e de mesmo tamanho do objeto.
c) real, maior do que o tamanho do objeto.
d) virtual e de mesmo tamanho do objeto.
e) virtual, menor do que o tamanho do objeto.



8- (Ufrs) A imagem de um objeto, formada por um espelho convexo, é sempre
a) real, invertida e maior do que o objeto.
b) real, direita e menor do que o objeto.
c) real, direita e maior do que o objeto.
d) virtual, invertida e maior do que o objeto.
e) virtual, direita e menor do que o objeto.

9-(Mackenzie) Sobre o eixo principal de um espelho esférico convexo de raio de curvatura igual a 10cm, é colocado um objeto real. A distância entre o objeto e o espelho é 20cm. Desta forma, obtém-se uma imagem de características:
a) virtual e invertida.
b) virtual e direita.
c) real e invertida.
d) real e direita.
e) diferentes das anteriores.

10-(Fatec) Um sistema óptico, composto de um elemento reflexivo, gera de um objeto real uma imagem direita e aumentada. O elemento reflexivo
a) é um espelho esférico convexo, pois a imagem é virtual.
b) é um espelho esférico convexo, com o objeto colocado nas proximidades de seu vértice.
c) é um espelho esférico côncavo, com o objeto colocado entre o ponto focal e o vértice do espelho.
d) é um espelho plano, pois a imagem é direta.
e) forma uma imagem virtual, pois imagens virtuais são sempre aumentadas.


11-(Pucmg) Se um espelho forma uma imagem real e ampliada de um objeto, então o espelho é:
a) convexo e o objeto está além do foco.
b) convexo e o objeto está entre o foco e o espelho.
c) côncavo e o objeto está entre o foco e o centro do espelho.
d) côncavo e o objeto está além do foco.
e) côncavo ou convexo e com o objeto entre o foco e o centro do espelho.

12-(Ufrrj) Um objeto está a uma distância P do vértice de um espelho esférico de Gauss. A imagem formada é virtual e menor. Neste caso, pode-se afirmar que
a) o espelho é convexo.
b) a imagem é invertida.
c) a imagem se forma no centro de curvatura do espelho.
d) o foco do espelho é positivo, segundo o referencial de Gauss.
e) a imagem é formada entre o foco e o centro de curvatura.

13-(Uece) Um pequeno objeto é colocado perpendicularmente sobre o eixo principal e a 12cm do vértice de um espelho esférico côncavo, cujo raio de curvatura é 36cm. A imagem conjugada pelo espelho é:
a) real, invertida e maior que o objeto
b) virtual, direita e maior que o objeto
c) virtual, direita e menor que o objeto
d) real, invertida e menor que o objeto

14-(Unesp) Uma haste luminosa O é colocada diante de um espelho côncavo, de foco F, perpendicularmente ao seu eixo principal e com uma de suas extremidades sobre ele. Se a distância da haste ao espelho for igual a 3/2 da distância focal do espelho, quais são as três características da imagem formada?

15- (Mackenzie) Quando colocamos um pequeno objeto real entre o foco principal e o centro de curvatura de um espelho esférico côncavo de Gauss, sua respectiva imagem conjugada será:
a) real, invertida e maior que o objeto.
b) real, invertida e menor que o objeto.
c) real, direita e maior que o objeto.
d) virtual, invertida e maior que o objeto.

16- (Ufv) Um espelho esférico, cujo raio de curvatura é igual a 0,30m, tem sua face côncava voltada na direção do Sol. Uma imagem do Sol é formada pelo espelho. A distância dessa imagem até o espelho é:
a) 0,30m.
b) 0,15m.
c) 0,45m.
d) 0,60m.
e) infinita.

17- (Mackenzie) Um objeto real é colocado sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo a 4cm de seu vértice. A imagem conjugada desse objeto é real e está situada a 12cm do vértice do espelho, cujo raio de curvatura é:
a) 2 cm.
b) 3 cm.
c) 4 cm.
d) 5 cm.
e) 6 cm.
18- (Pucmg) Uma pessoa, a 1,0m de distância de um espelho, vê a sua imagem direita menor e distante 1,2m dela. Assinale a opção que apresenta corretamente o tipo de espelho e a sua distância focal:
a) côncavo; f = 15 cm
b) côncavo; f = 17 cm
c) convexo; f = 25 cm
d) convexo; f = 54 cm
e) convexo; f = 20 cm

19- (Puccamp) Um objeto, de 2,0cm de altura, é colocado a 20cm de um espelho esférico. A imagem que se obtém é virtual e possui 4,0mm de altura. O espelho utilizando é
a) côncavo, de raio de curvatura igual a 10cm.
b) côncavo e a imagem se forma a 4,0cm de espelho.
c) convexo e a imagem obtida é invertida.
d) convexo, de distância focal igual a 5,0cm.
e) convexo e a imagem se forma a 30cm do objeto.

20- (Puccamp) O espelho esférico convexo de um retrovisor de automóvel tem raio de curvatura de 80cm. Esse espelho conjuga, para certo objeto sobre o seu eixo principal, imagem 20 vezes menor. Nessas condições, a distância do objeto ao espelho, em metros, é de
a) 1,9
b) 3,8
c) 7,6
d) 9,5
e) 12














quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Lista 1602 MUV

1-Um carro se aproxima de uma curva com uma velocidade V0, e inicia um processo de frenagem que dura 4,0 s percorrendo 160m até atingir uma velocidade de 30m/s. Calcule V0.
2-Um automóvel parte do repouso e atinge a velocidade de 108 km/h em 8s. Qual é a aceleração desse automóvel em unidades do SI?
3-Uma partícula em movimento retilíneo movimenta-se de acordo com a equação v = 10 + 3t, com o espaço em metros e o tempo em segundos. Determine para essa partícula:
a) A velocidade inicial
b) A aceleração
c) A velocidade quando t=5s e t= 10s
4- Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera com aceleração escalar constante e igual a 2,0 m/s2. Calcule sua velocidade escalar e a distância percorrida após 3,0 segundos.
5-Um móvel parte do repouso com aceleração constante de intensidade igual a 2,0 m/s2 em uma trajetória retilínea. Após 20s, começa a frear uniformemente até parar a 500m do ponto de partida. Calcule a aceleração na freada.
6-Duas bolas A e B, sendo a massa de A igual ao dobro da massa de B, são lançadas verticalmente para cima, a partir de um mesmo plano horizontal com velocidades iniciais. Desprezando-se a resistência que o ar pode oferecer, podemos afirmar que:
a) o tempo gasto na subida pela bola A é maior que o gasto pela bola B também na subida;
b) a bola A atinge altura menor que a B;
c) a bola B volta ao ponto de partida num tempo menor que a bola A;
d) as duas bolas atingem a mesma altura;
e) os tempos que as bolas gastam durante as subidas são maiores que os gastos nas descidas.
7-Um corpo é lançado no vácuo, verticalmente para cima próximo à superfície terrestre, atinge certa altura, e desce.  Pode-se afirmar que o módulo de sua aceleração é:
a) maior, quando o corpo estiver subindo;
b) maior, quando o corpo estiver descendo;
c) igual ao da aceleração da gravidade, apenas quando o corpo estiver subindo;
d) maior na subida do que na descida;
e) igual ao da aceleração da gravidade, tanto na subida quanto na descida.
8-Num local onde a aceleração da gravidade vale 10 m/s2 uma pedra é abandonada de um helicóptero no instante em que este está a uma altura de 1000m em relação ao solo e parado. Qual a velocidade da pedra ao atingir o solo desprezando a resistência do ar?
9-Uma pedra é lançada do décimo andar de um prédio com velocidade inicial de 5m/s. Sendo a altura nesse ponto igual a 30 m e a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, qual a velocidade da pedra ao atingir o chão?

10-Um móvel parte do repouso e percorre uma distância de 200 m em 20s. Qual aceleração desse móvel, em m/s2 ?

lista 1601 movimento uniforme



1-Em uma prova de 100 m rasos, o desempenho típico de um corredor padrão é representado pelo gráfico a seguir : 
http://www.fisicaevestibular.com.br/images/cinematica4/image016.jpg
Baseado no gráfico, em que intervalo de tempo a velocidade do corredor é aproximadamente constante:
A) Entre 0 e 1 segundo. 
B) Entre 1 e 5 segundos. 
C) Entre 5 e 8 segundos. 
D) Entre 8 e 11 segundos. 
E) Entre 12 e 15 segundos.


2-O gráfico a seguir modela a distância percorrida, em km, por uma pessoa em certo período de tempo. A escala de tempo a ser adotada para o eixo das abscissas depende da maneira como essa pessoa se desloca. Qual é a opção que apresenta a melhor associação entre meio ou forma de locomoção e unidade de tempo, quando são
percorridos 10 km?
http://vestibular.brasilescola.uol.com.br/upload/conteudo/2008_34.jpg
a) carroça – semana
b) carro – dia
c) caminhada – hora
d) bicicleta – minuto
e) avião – segundo


3-As cidades de Quito e Cingapura encontram-se próximas à linha do equador e em pontos diametralmente opostos no globo terrestre. Considerando o raio da Terra igual a 6.370 km, pode-se afirmar que um avião saindo de Quito, voando em média 800 km/h, descontando as paradas de escala, chega a Cingapura em aproximadamente quantas horas?


4-Marta e Pedro combinaram encontrar-se em um certo ponto de uma autoestrada plana, para seguirem viagem juntos. Marta, ao passar pelo marco zero da estrada, constatou que, mantendo uma velocidade média de 80 km/h, chegaria na hora certa ao ponto de encontro combinado. No entanto, quando ela já estava no marco do quilômetro 10, ficou sabendo que Pedro tinha se atrasado e, só então, estava passando pelo marco zero, pretendendo continuar sua viagem a uma velocidade média de 100 km/h. Mantendo essas velocidades, seria previsível que os dois amigos se encontrassem próximos a um marco da estrada com indicação de quantos quilômetros (Km)?

5-Um automóvel percorre certo trecho com velocidade escalar média de 40 km/h e depois volta pelo mesmo trecho com velocidade escalar média de60 km/h. Sua velocidade escalar média no trajeto de ida e volta foi quantos km/h?


 6- Um automóvel parte de Curitiba com destino a Cascavel com velocidade de 60 km/h. 20 minutos depois parte outro automóvel de Curitiba com o mesmo destino à velocidade 80 km/h. Depois de quantos minutos o 2° automóvel alcançará o 1°?

7- Um trem de 200m de comprimento, com velocidade escalar constante de 60 km/h, gasta 36s para atravessar completamente uma ponte. Qual é a extensão da ponte em metros?

8-Um ônibus percorreu 20 km a 60 km/h e 60 km a 90 km/h. Determine a velocidade escalar média do ônibus nos 80 km percorridos. Considere que, em cada trecho, o ônibus sempre manteve velocidade constante.

9-Uma empresa de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80km/h e a distância a ser percorrida é de 80km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60km, a velocidade máxima permitida é 120km/h.Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega?

10-Uma moto anda 6,0 km em 5 minutos. Qual a sua velocidade média em metros por segundo?


11- Um carro percorre 200km em 2h. Em seguida fica 1h parado em um posto de gasolina. Após a parada o carro percorre mais 200km em 2h. Qual a velocidade escalar média no trecho total em Km/h?